1930s photo of Enzo Ferrari

1930s

Onde tudo começou - Uma relação pessoal 

A parceria técnica da Shell com a Scuderia Ferrari remonta à época em que Enzo Ferrari começou a correr para a Alfa Romeo.

Cinco anos depois de se ter tornado um piloto oficial da Alfa Romeo, em 1924, Enzo descobriu a Scuderia Ferrari na Viale Trento Trieste, em Modena, a qual assistia maioritariamente «gentlemen drivers» na condução dos seus carros. Em 1938, Enzo Ferrari foi nomeado diretor da Alfa Corse, mas abandonou o cargo em 1939 para criar a sua própria empresa, a Auto Avio Costruzioni, que operava a partir dos antigos edifícios da Scuderia.

Scuderia Ferrari Logo

1947

Ferrari e o cavalo rampante 

O lendário símbolo usado pela Ferrari tem origens heroicas. Foi inicialmente adotado como emblema pessoal por um piloto italiano altamente condecorado da 1.ª Guerra Mundial, Francesco Baracca, que o pintou na fuselagem do seu avião.

No fim da guerra, os pais de Baracca convidaram Enzo Ferrari a utilizar o símbolo do Cavallino Rampante (Cavalo Rampante). Enzo adotou-o como o logotipo para a sua Scuderia de corridas, colocando-o sobre um escudo em amarelo em homenagem à sua terra natal, Modena, e completando-o com as três cores da bandeira italiana. Contudo, o vermelho Ferrari clássico foi simplesmente a cor atribuída pela Federação Automóvel Internacional (FIA) aos carros do Grande Prémio italiano no início do século passado. O símbolo do Cavalo Rampante fez a sua estreia na Spa 24 Hours de 1932.

finish line of a 1950 racetrack

1950

Competição no palco mundial 

A Scuderia Ferrari participou na época inaugural do Campeonato do Mundo de Fórmula 1® com o apoio da Shell.

O campeonato consistia em seis corridas de Grande Prémio, realizadas na Europa e abertas a carros de Formula 1®, para além da Indianapolis 500, que seguia os regulamentos do Campeonato Nacional da AAA. Giuseppe Farina da Alfa Romeo venceu o título. A Scuderia Ferrari estava só a começar. 

Jose Froilan Gonzalez old photo

1951

Primeira vitória da Ferrari na Formula 1®

Ao conceber um motor de 4,5 litros atmosférico, a Scuderia Ferrari usou significativamente menos combustível do que os seus rivais sobrecarregados e trabalhou eficientemente com o combustível contendo uma mistura especial da Shell.

O resultado foi a primeira vitória de sempre da Scuderia Ferrari na Formula 1®, em Silverstone. Ao volante estava José Froilan Gonzalez, o herói homenageado, cuja recompensa pela vitória foi uma audiência com a Rainha. Formula 1®

Alberto Ascari old photo

1952

Campeonatos do Mundo 

Alberto Ascari tornou-se o primeiro piloto a vencer um Campeonato do Mundo com a Scuderia Ferrari, em 1952. O primeiro de muitos.

O F2 500 de 1953 alimentado pela Shell provou ser o melhor carro no setor, com as cinco vitórias de Ascari a levarem para casa o Título dos Pilotos mais uma vez, enquanto a Scuderia Ferrari completava uma série de 14 vitórias consecutivas ao longo de duas épocas - um recorde que se mantém intacto atualmente, excluindo duas edições da Indianapolis 500.

John Surtees on a Ferrari car

1964

Surtees completa a coleção 

O ex-piloto de motos John Surtees vence o Campeonato do Mundo de Formula 1® e torna-se o primeiro piloto a vencer títulos mundiais em duas e quatro rodas.

John Surtees terminou em segundo no Grande Prémio do México, o que lhe atribuiu o Campeonato de Pilotos, com mais um ponto do que Graham Hill. A Scuderia Ferrari venceu ainda o título dos Construtores.

Michael Schumacher celebrating victory

1996

Juntos novamente

Após um hiato nos anos 70 e 80, a Shell reatou a sua parceria técnica com a Scuderia Ferrari - e os resultados foram melhores do que nunca.

A equipa aproveitou ao máximo os carburantes mais leves e altamente combustíveis e, com o grande Michael Schumacher ao volante, o sucesso estava ao virar da esquina.

Michael Schumacher

2000

Campeões novamente 

Michael Schumacher tornou-se o primeiro Campeão do Mundo de Pilotos da Scuderia Ferrari em 21 anos, tendo conquistado o Título dos Pilotos na penúltima corrida da época, o Grande Prémio do Japão. A Scuderia Ferrari defendeu com êxito o seu título dos Construtores. Este foi um dia verdadeiramente decisivo, com a equipa orgulhosa por fazer parte do triunfo mais recente da Scuderia Ferrari.

Scuderia Ferrari team in 2004

2004

Os recordes continuam a ser batidos 

Mais uma vez, o Campeonato de Pilotos foi dominado por Michael Schumacher e pela Scuderia Ferrari. O piloto alemão venceu o Campeonato de Pilotos pelo quinto ano consecutivo e a empresa italiana arrebatou o Campeonato de Construtores pela sexta época seguida.

Kimi Räikkönen celebrating victory

2007

Kimi termina em primeiro 

Kimi Räikkönen venceu o Campeonato de Pilotos por um ponto na última corrida da época, tornando-o no terceiro piloto finlandês a receber o título.

Räikkönen iniciou a última corrida na terceira posição nas classificações dos pilotos, mas surgiu como Campeão depois de passar a bandeira de xadrez, uma proeza alcançada pela primeira em 1950 por Giuseppe Farina e mais tarde equiparada por Alain Prost em 1986.

Shell 500 races logo on rear wing F2012

2012

500 corridas sempre a abrir 

A parceria técnica da Shell com a Scuderia Ferrari atingiu um novo marco em 2012. No Grande Prémio de Singapura, as equipas celebraram 500 corridas de Fórmula 1® juntas - uma incrível conquista, assinalada com o logotipo especialmente concebido «Shell 500 Races» na traseira do F2012.

2015 Ferrari Car

2015

Agora e mais além 

Os combustíveis e lubrificantes Shell oferecem um ganho de desempenho total de 25 % sem precedentes para o motor da Scuderia Ferrari, à medida que as duas empresas alargam a sua relação para uma Parceria de Inovação onde a Shell irá continuar a impulsionar as equipas da Scuderia Ferrari na Formula 1® e mais além, e a Scuderia Ferrari apoia o programa mundial Eco-marathon da Shell. 

Colombo per Ferrari Sponsor

2017

Ganhos de Eficiência Significativos para a Scuderia Ferrari na F1 

A Shell orgulha-se de anunciar que o seu combustível para corridas Shell V-Power e o lubrificante para corridas Shell Helix Ultra representaram 23,3 % do ganho de eficiência total do motor da Scuderia Ferrari desde o final da época de 2014. Isto permitiu aos carros da Scuderia Ferrari serem meio segundo mais rápidos por volta com a mesma quantidade de combustível.

Mais em Desportos motorizados

O papel da Shell na corrida

A equipa Track Lab da Shell está sempre presente todas as corridas, a recolher amostras e a testar combustíveis e lubrificantes durante o fim-de-semana de corrida.

Da pista para a estrada

Descubra como os avanços tecnológicos que alimentam o carro de Fórmula 1 da Scuderia Ferrari chegam ao seu veículo através do Shell V-Power e Shell Helix.