Encontrar o que precisa mais facilmente

Tentamos garantir que as nossas páginas Web – tanto externas quanto internas – trabalham com browsers populares em várias plataformas, desde computadores a smartphones. 

Caso tenha alguma dúvida ou sugestão sobre o acesso à nossa página ou se se deparar com alguma inconsistência, entre em contacto connosco

Ferramentas de Acessibilidade 

A seguir encontra algumas dicas para ajudá-lo a aceder melhor à nossa página Web. Para um guia mais completo sobre como tornar o seu computador acessível na web, recomendamos que visite o site Ability Net My Computer My Way . 

 Facilitar a leitura das páginas no seu browser

Pode ser difícil visualizar as páginas Web quando o texto é muito pequeno. Os browsers mais populares, como o Internet Explorer, Chrome, Firefox, Safari e Opera, suportam as seguintes ações do rato e toques no teclado para aumentar e diminuir o zoom numa página Web. (Usar a tecla Control nos sistemas Windows e a tecla Command no Mac OS.) 

  • Manter a tecla Control/Command premida e deslocar para cima ou para baixo para aumentar ou diminuir o zoom
  • Manter a tecla Control/Command premida e carregar em + ou – para aumentar ou diminuir o zoom 

Ampliar o seu ecrã 

Outra forma de facilitar a leitura do texto é ampliar o seu ecrã.

Todas as versões recentes do Windows incluem uma lupa, que permite aos utilizadores aumentarem uma parte do ecrã. No entanto, as pessoas com deficiência visual podem sentir que precisam de um software de ampliação totalmente funcional. 

Ler mais sobre os ampliadores de ecrã em Windows 8/RTWindows 7Windows Vista and Windows XP.

Os utilizadores que utilizam os sistemas operativos OS X da Apple podem usar a funcionalidade de Zoom integrada. Ler mais sobre as funcionalidades de acessibilidade do OS X.

Usar um leitor de ecrã 

Os utilizadores do Windows podem usar o Narrador do Windows, que converte o texto no ecrã em voz. . Isto está disponível em Windows 8/RTWindows 7Windows Vista and Windows XP.

No sistema operativo OS X da Apple, os utilizadores irão encontrar a funcionalidade VoiceOver. 

Além disso, estão disponíveis leitores de ecrã de terceiros, tais como JAWS (Job Access With Speech) e o programa gratuito NVDA. 

Ficheiros PDF 

Usamos ficheiros PDF para nos ajudar a preservar a aparência dos nossos documentos originais. Para abrir e visualizar ficheiros PDF, pode fazer o download da versão mais recente do Adobe Acrobat Reader de forma gratuita. 

A Adobe também publica informações sobre como aceder aos PDF usando os leitores de ecrã.